domingo, 11 de dezembro de 2011

Advento


                Decidi montar, no dia 30 de novembro, um Calendário do Advento. É uma coisa do Playmobil que eu ganhei da minha prima há quase 10 anos. Vem um calendário, uma porção de caixinhas de papelão, uma para cada dia para encaixar na cartolina do calendário. E uma porção de bichinhos e brinquedinhos, um dentro de cada uma. Na época, eu não era casada e muito menos tinha as filhas. Sequer conhecia o meu marido. Amei o presente, foi ótimo, ela trouxe da Alemanha aquela baita caixa. Eu adoro playmobil, mesmo que já tenha crescido. Era, junto com o Lego, um dos meus brinquedos favoritos. Uma coisa meio O Mundo de Sofia. Existia um universo paralelo dentro do meu quarto quando eu brincava com aquilo.
                De qualquer maneira, achei que a Luísa iria aproveitar. Ela tem 2 anos e meio, mas já não põe as coisas na boca e brinca direitinho com miudezas. Ela, inclusive, adora coisinhas pequeninas (herança do bisavô Berto?) Montei as caixinhas no calendário e, dia primeiro de dezembro, abri a primeira caixinha com ela quando chegou da creche. Expliquei como funcionava e ela adorou. Claro que quis abrir todas as caixinhas, mas eu disse que era uma por dia, para esperar o Natal e o Papai Noel. Ela até aceitou numa boa.
                Agora, todos os dias depois da creche, ela chega em casa e abre uma caixinha. Vem pelo caminho me dizendo:
                - Qual é o “lúminus” de hoje? O que é que tem dentro? – “lúminus” significando número.
                Chegamos em casa e abrimos a caixinha com o “lúminus” do dia. Em cada caixinha tem um brinquedinho do playmobil, uns bichinhos, um arbusto, umas “comidinhas” dos bichos e, claro, um playmobil fantasiado de Papai Noel. Ainda não chegou este dia. Acho que é aí pelo dia 20.
                O fato é que ela já brincou com todos os bichinhos e com os brinquedos de Natal que eu botei debaixo da árvore para ela brincar. Já deu comidinha para todos e misturou a bonequinha Polly junto. Até as miniaturas do Asterix e do Obelix que estão no balcão da sala já brincaram com os animais do Advento e com os da árvore de Natal.
                É um negócio meio Toy Story. Os velhos brinquedos ganham vida, juntos com os novos e moderninhos. E o universo paralelo continua, ao menos por mais uma geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário