sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cansaço

Terminou hoje minha primeira semana de trabalho após a licença maternidade. Na verdade, meia semana. Mas já deu pra cansar. Até voltar ao ritmo de trabalho, vou estar sempre meio que exausta. Na verdade, antes do bebê nascer, já andávamos meio que exaustos. Até dá medo, porque a medicina é um ofício que exige concentração e calma. Mesmo que não estejamos em uma UTI ou sala de politraumatizados, é necessário ter alguma sanidade mental. Senão, damos remédio para a depressão para quem tem dor de ouvido, pedimos ecografia obstétrica para um homem de 70 anos e exame da próstata para a menininha de 3. E por aí vai.
Às vezes, não fica muito longe disso. Felizmente, até hoje os erros que cometemos naquele posto foram corrigidos a tempo e foram dignos de piada. Meu caro colega, algumas semanas antes de eu começar a trabalhar lá, por exemplo, estava atucanado com o número de pacientes esperando atendimento. Foi se agilizar para prescrever um remédio para uma senhora. A receita ficou assim:
Uso Interno:
1. Maria das Graças 500mg _____________30 cp
Mais ou menos nessa parte, ele se deu conta do que havia feito e fez uma nova receita, correta. A que eu descrevi acima foi parar no mural interno do posto. Pra melhorar o humor da equipe.
A minha versão da Maria da Graças 500mg foi num pedido de exame. Eu estava a terminar a consulta, descrevendo o exame físico no prontuário, quando o paciente começou a tossir. (O motivo da consulta era algo como uma unha encravada.) Perguntei desde quando ele tossia e ele me relatou que tossia havia 3 meses. Também decidiu me falar que havia perdido 5 kg e suava frio à noite durante este período. Decidi, então, solicitar uma radiografia de tórax e exames para tuberculose. Quando olhei a requisição, havia escrito:
Solicito:
Paciente em bom estado geral, hidratado, orientado e coerente.
Não me lembro se esta foi para o mural, mas certamente foi uma gargalhada quando mostrei para a enfermeira (que mostrou para o resto da equipe).
São pequenos lembretes de que, quando fazemos mais do que podemos, a qualidade do trabalho pode cair. Na minha área, pode ser até perigoso. Mas também pode gerar boas risadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário