sexta-feira, 30 de março de 2012

Tiro Liro Liro

 Hoje faz 6 meses que a Wó se foi. Estou tristonha e, por qualquer razão, deparei-me com versões da musiquinha portuguesa Tiro Liro Liro. A Wó cantava, às vezes. Completamente non-sense e anacrônico, mas resolvi compartilhar:

Lá em cima está o tiro-liro-liro
Cá embaixo está o tiro-liro-ló
Juntaram-se os dois na esquina
Tocar a concertina, dançar do solidó.

Comadre, ai minha comadre!
Eu gosto da sua pequena!
É bonita, apresenta-se bem
Parece que tem a face morena!

Comadre, ai minha comadre!
Eu gosto da sua afilhada!
É bonita, apresenta-se bem
Parece que tem a face rosada!

Isto era o original, que Amália Rodrigues cantava. As outras versões são as que eu me lembro de ouvir quando criança dentro da casa da Wó. Na verdade, só as duas primeiras estrofes, mas achei as outras engraçadinhas:

Lá em cima  o General Craveiro.
Cá embaixo o Oliveira Salazaire
Juntaram-se os dois na varanda
A fazeire propaganda pra guerra se acabaire

Portugal não entrou na guerra
Mas também não acovardou-se
Botaram um pano em cima
Escreveram depressa Portugal mudou-se

Vieram os paraquedistas
Sobre Portugal baixaire
Ligamos os ventiladores
E botamos os gajos de novo pros aires

Portugal entrou na guerra
Com seu dois aviões de pau
As balas de batatinha
E as trincheiras de bacalhau.

Portugal tem seus aviões
Camuflados pra chuchu
Pintaram os bichos de preto
E escreveram isto é um urubu

Portugal entrou na guerra
Com u'a invenção traquina
Espingarda de cano curvo
Pra quando o gajo virar a esquina



4 comentários:

  1. QUE LEGAL.... MEU PAI CANTAVA ESSA MUSICA DO GENERAL CRAVEIRO.

    SAUDADES!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tocava e cantava esta sátira portuguesa

    ResponderExcluir
  3. Ouvi muito quando criança no Rio de Janeiro, cantado por exilados portugueses da ditadura salazarista.Gostei de relembrar. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Proocurei, procurei e até que achei aqui... Obrigada pela publicação.

    ResponderExcluir