domingo, 6 de novembro de 2011

Amor com Flor

Foi assim: a Luísa ganhou de uma amiga minha um leãozinho de pelúcia amarelo. Cantarolei pra ela O Leãozinho, de Caetano Veloso. Ela adorou. Seu pai tentou cantar (eu estava amamentando a Joana, que estava quase dormindo) mas não lembrava da letra. Aí, ele procurou um cd para tocar a música, mas também não achou. Tive uma ideia brilhante: tocar no violão. Há 15 ou 20 anos eu sabia tocar a música. Acho que fazia uns 2 anos que eu nem tocava no violão. Não sei quando e nem porque parei de tocar. Aquelas coisas que deixamos pelo caminho.
Terminei de amamentar e fui pegar o violão. Acho que lembrava de cor, mas peguei o livro de música. Toquei O Leãozinho inteiro, ela vidrada no violão. Tive que tocar mais duas vezes.  Na última vez, já tentava cantar junto. Pode ser que a música no cd fosse mais bonita, a voz menos fanhosa e tudo o mais. Mas ela adorou O Leãozinho ao vivo. Queria tocar o violão junto. É mais fácil para uma criancinha sentar no piano do que tocar violão. O violão é bem maior que ela, literalmente. Mas ela bem que ela tentou... E me disse umas duas ou três vezes:
- Qué tocar violão.

Na sequência de tudo isso, catei no quartinho dos fundos a minha pasta de músicas. Aquelas músicas que qualquer violonista que se preze vai juntando por aí. Vai xerocando dos amigos e atafuiando numa pasta pra poder tocar nos churrascos da faculdade. A pasta começou bem antes da faculdade, frequentou galetos do Colégio Rosário e todos os “churras” da Famed. Fazia sucesso (a pasta, não eu). Mas eu me divertia. Ela é bem eclética: Beatles, Engenheiros do Havaí, Raul Seixas, Mutantes, Legião, ... De tudo um pouco.  No meio da pasta, um tesouro: uma música que o meu pai compôs. Ele sempre falava mal da canção, dizia que rimava amor com flor (é verdade). Mas a música é bonita. Enchi-me de saudade. Ainda me lembro da melodia. Acho que vou gravar, voz fanhosa e tudo, para não se perder.
Segue a letra:

                Uma mensagem de esperança
                Agitou minha vida mansa
                Até peguei meu violão, tanto tempo sem ação
                Troquei de roupa,
                Deixei o juízo
                E fui pra rua vestido de sorriso

                Andei com gente
                Diabo a quatro, fiz misérias
                Há tanto tempo que da dor não tinha férias
                Comi pipoca, andei de bonde
                Fui parar não sei aonde
                O que interessa é que eu estou me apaixonando

                Não há tristeza que resista
                À luz de um amor à vista
                A questão é procurar sem ter medo de se dar
                Trocar de roupa
                Roubar uma flor
                Voltar pra casa sorrindo um novo amor
                                                               Olinto Gabriel Lovato

3 comentários:

  1. Bebsinha! Que foto linda! Parabéns também ao autor... Eu lembro da música do teu pai, acho que até sei uns pedacinhos de cor. Legal ensinar para as baixinhas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a música! Eu não me lembrava. Que lindo...

    ResponderExcluir
  3. É bonita, não? Queria não esquecer a melodia.

    ResponderExcluir