quinta-feira, 24 de novembro de 2011

shantala

Hoje Joana e eu fomos fazer um curso prático de shantala. Para quem não conhece, a shantala é uma técnica indiana de massagem para bebês. Na verdade, é tudo bem simples e bem gostoso. O curso foi uma delícia. Sentamos todas em cima de colchonetes com as pequeninas na nossa frente, deitadinhas (eram três meninas). Também havia duas gestantes fazendo o curso, que praticaram em bonecas.
Uma musiquinha indiana relaxante de fundo, fomos aprendendo passo a passo a massagem nas meninas. Todas se comportaram bem. A Joana era praticamente uma adolescente, com 4 meses, pois as outras duas tinham pouco mais de um mês. Só quando bateu uma fominha a Joana reclamou. E aí, algo lindo aconteceu: ela mamou, dormiu, acordou e ficou bem tranquila. Coloquei-a no carrinho enquanto eu pagava a professora e, quando olhei de novo, ela havia dormido. Sozinha, sem eu fazer nada. Como ela fazia até há algumas semanas. Dormiu mais de 2 horas de um soninho tranquilo.
Isto foi pela manhã. Agora à noite, decidi fazer novamente a massagem. Tocava um especial Maria Gadu e Caetano Veloso no canal de música da net, que eu achei bem propício. Fiz todo o processo, dei banho, amamentei e coloquei-a no berço acordada, mas tranquila. Fui jantar e, novamente, adormeceu sozinha. Pequenos milagres operados por uma boa massagem. Vamos ver como será a madrugada, mas só o fato de ela conseguir relaxar sozinha e não brigar com o sono (que ela vinha sempre fazendo) já valeram cada centavo investido no curso. E a minha mão, apesar de já ter lavado várias vezes, continua com cheirinho de óleo vegetal da Natura Mamãe Bebê.
Salve a Índia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário