terça-feira, 8 de novembro de 2011

Piano

Os instrumentos musicais são entidades com vida própria. Tenho a convicção de que, quando os humanos saem do recinto, eles ganham vida e interagem uns com os outros, como em Toy Story. Para mim, sempre foram chocantes aquelas imagens de instrumentos musicais sendo destruídos. Vi um concerto do Fito Paez em que ele destruiu sua guitarra. Nunca mais gostei do Fito Paez como antes. Até ouço, mas não com o mesmo encanto. Me levam às lágrimas aquelas cenas de filme do piano sendo levado pelo mar, ou em Billy Elliot, quando a família de mineiros pobres nos anos 80 queima o piano da falecida mãe por não terem lenha no inverno. Definitivamente, não sou um ser vivo competitivo. Seria capaz de congelar no inverno, mas não seria capaz de queimar meu piano.
O piano chegou hoje. Subiu 9 andares de escada e está devidamente instalado no seu novo lar. Espero que goste da nova casa. Veio trazido pelas mãos calejadas e competentes do Seu João, o carregador de piano da cidade. Com mais de um milhão de habitantes, só há um carregador de pianos em Porto Alegre. Cobrou os olhos da cara, mas, como eu já disse, pianos são seres vivos e merecem todo o nosso carinho. Paguei cada centavo para tê-lo em segurança, montado e afinado, pronto para ser tocado. A Luísa não viu ainda. Só estou esperando sua carinha de espanto quando chegar da escola e disser:
- Olha! O piano! Pode tocar?
Pode, Luísa, pode tocar o piano. Os vizinhos que aguentem os anos de treinamento até que a Luísa possa cobrar ingresso para suas audições concorridíssimas de super pianista. Se ela quiser, claro.

4 comentários:

  1. Não é por ser minha irmã, mas tu tem talento! Nunca para de escrever. Bjs e saudades.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, cherrie, acho que não vou parar, porque escrever transformou-se em uma necessidade. Obrigada por serem meu público ;o)

    ResponderExcluir
  3. Então vc deve ter gostado daquele filme (eu assisti muitas vezes) "O Piano", em que nativos sobem uma selva fechada para levar o piano até a onde ela mora: http://www.youtube.com/watch?v=gdxyNOITsbg

    ResponderExcluir
  4. É, o filme é lindo. Trágico, assustador, mas lindo.

    ResponderExcluir