sábado, 19 de novembro de 2011

Sujeira

Hoje fomos ao parque. Luísa andou nos autinhos da Redenção (aqueles, que existem desde 1950 e acendem os farois), tomou sorvete (derretido, lógico, porque senão ela achava muito gelado) e brincamos na areia. Fascinante! Sentou-se no chão em vez de ficar agachada para não se sujar, pegou areia com as mãos (antes era só com a pazinha) e se sujou inteira! E quase não reclamou! Só se incomodou um pouquinho com a terra entrando na sandália.
Para quem não conhece, parece conversa de louco, mas para mim é próximo a uma revolução. Quem convive com a figurinha entende do que estou falando. Uma criancinha que não quis pisar na areia da praia para não sujar os pezinhos e que nunca quer comer nada com a mão para não sujar as mãozinhas. Vejam bem que eu não tenho problema algum com a Luísa se sujar, a neura é dela. Por mim, pode andar descalça, tomar sorvete e se sujar de terra. Mas ela não gosta de nada gelado, pede para botar meias e só brincava na areia com um pauzinho... Até hoje. Cheguei em casa feliz com a minha menininha toda cheia de terra até nos cabelos. Claro que a primeira coisa que ela pediu foi para lavar a mão, mas aí tudo bem, o importante foi que ela se sujou.

***

Depois de lavar as mãos, o rosto e o pé (ainda é a Luísa, não duvidem...), ela resolveu olhar livrinhos. Pegou um que são reproduções de obras de arte para crianças, com texturas e outras coisinhas:
- Olha! Parece uma bailarina de Branca de Neve - disse ao olhar uma reprodução de L'Etoile do  Degas.
- Olha! A Luísa e a Joana! - enquanto via Children on the Beach, de Mary Cassat,

- Olha! Uma pontezinha - admirada com uma das pontes do Monet.
E a que eu mais gostei:
- Olha! Ficou escuro! É hora de dormir? - olhando a Noite Estrelada do Van Gogh.

Um comentário:

  1. Pois é... Essas crianças da Mary Cassat, já houve época que se chamavam Sílvia e Isabel... E quem se lembra da Sílvia, com 3 anos, olhando uma foto dela mesma, tremida, disse: "Aqui eu tava tonta, né?". Maravilha esses teus registros!

    ResponderExcluir